quinta-feira, 10 de abril de 2008

terça-feira, 8 de abril de 2008

Rebeldia Adolescente - Música

Rebeldia Adolescente

Worms

Composição: manga/crildo


Desde pequeno vendo seus pais brigar
Ele aprendeu a amar aprendeu a odiar
Aquilo ia acumulando em sua cabeça
Ele ta crescendo ta dando problemas

Na escola ele nunca se deu bem
Nem com amigos nem com ninguem
Namorada ele teve apenas uma
Logo ele deu um chute em sua bunda

Rebeldia adolescente
Ninguem te entende ninguem te compreende
Rebeldia adolescente
O futuro esta em sua mente

Logo na rua conheceu o cigarro
Ja estava mais do que viciado
Depois partiu para coisas mais pesadas
Era a pedra sua amiga de estrada

Roubava carros pra sustentar o vicio
Quase foi parar dentro de um hospicio
Passam os anos ele sem aguentar
Saudades dos pais Saudades do lar

Rebeldia adolescente
Ninguem te entende ninguem te compreende
Rebeldia adolescente
O futuro esta em sua mente

Depois de um tempo enfrentando a policia
Foi parar dentro de uma delegacia
Ele jurava que era inocente
E o delegado todo sorridente

Mandou prender o cara por uns 5 anos
E na visita sua mae chorando
Ultima noticia que eu soube dele
É que o cara havia morrido em um acidente

Rebeldia adolescente
Ninguem te entende ninguem te compreende
Rebeldia adolescente
O futuro esta em sua mente



Fonte: http://vagalume.uol.com.br/worms/rebeldia-adolescente.html



quinta-feira, 3 de abril de 2008

Puberdade e adolescência



Fonte: http://www.ucsf.edu/sfshare/images/puberty.jpg e http://www.kotex.com/na/images/4111_diagram1.gif

O que é puberdade?!

A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, é neste período que o corpo torna-se maduro e os “adolescentes” ficam capacitados para gerar filhos. Ela não deve ser confundida com sinônimo de adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência.

Quais são as mudanças?!

Nesta fase, são observadas mudanças tais como: crescimento de pêlos pubianos, crescimento dos testículos e aparecimento das mamas. O início da puberdade é variável de pessoa para pessoa, para o sexo feminino é entre os nove e treze anos de idade e para o sexo masculino entre 10 e 14 anos. Este processo pode ser observado nos diferentes setores dos organismos, alguns mais evidentes do que em outros, como o aumento do peso, da altura e da maturação sexual.

Puberdade atrasada!!

A puberdade atrasada é a ausência de qualquer característica sexual em meninas com mais de 13 anos de idade e meninos com mais de 14 anos. Nestes casos alguns especialistas aconselham procurar um profissional adequado para acompanhar os casos.

Puberdade precoce!!

É quando as características pertencentes às meninas ocorrem antes dos oito anos de idade e nos meninos antes dos nove anos.

Período de Puberdade Masculina

A puberdade nos meninos começa por volta dos 11 ou 12 anos e é caracterizado por um período de intensas mudanças, como o crescimento dos pêlos e pênis e o aumento no tamanho dos testículos.
Nesta fase ocorre a primeira ejaculação, sendo que esta pode ocorrer durante o sono ou até mesmo resultante da masturbação, acontecem também a ereção espontânea, sem que o pênis seja estimulado ou mesmo tocado. As principais características das mudanças são: - surgimento de pêlos no púbis, nas axilas e no peito; - aumento dos testículos e do pênis; - crescimento da barba; - voz grossa; - ombros mais largos; - aumento da massa muscular; - início da produção de espermatozóides; - aumento de peso e estatura.

Período de Puberdade Feminina

A puberdade nas meninas começa por volta dos 9 ou 10 anos e é caracterizada pela primeira menstruação, no desenvolvimento dos órgãos genitais e da mamas. A primeira menstruação ocorre por volta dos 12 anos, podendo acontecer antes, pois depende de fatores genéticos, raciais, nutricionais e outros. As principais características são: - alargamento dos ossos da bacia; - início do ciclo menstrual; - surgimento de pêlos no púbis e nas axilas; - depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas; - desenvolvimento das mamas. A puberdade também mexe com o emocional dos adolescentes, em seu comportamento, principalmente em seu desejo sexual.

Fonte: http://www.brasilescola.com/sexualidade/puberdade.htm

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Adolescência ?


Adolescência é:
Questionar tudo mais do que nunca.
Cada vez que questionarmos as coisas, estamos demonstrando que queremos ser livres e que desejamos fazer nossas próprias escolhas. Por isso devemos questionar sempre, e isso serve para os nossos próprios pensamentos também. Mas, tem uma coisa: questionar só por questionar, só para ser do contra, não vale! Devemos questionar para entender. Pedir explicações às pessoas para aprender a dar razões e amadurecer as nossas coisas.
Adolescência é:
Momentos de perdas e ganhos.
Minhas perdas: A presença da família, inocência, corpo de criança, alguns medos “bobos”, A idéia de considerar os pais como super-heróis, brinquedos, carinho, vergonha, sinceridade, proteção dos pais.
Meus presentes: Maior liberdade, maturidade, responsabilidade, personalidade, fé, experiência, amizade mais fortes, otimismo, mesada, insegurança, medo da vida, sensualidade, força, espinhas, compreensão do mundo e da família.
Adolescência é:
Se perguntar e escutar dos outros mais de mil vezes: Você já não é mais criança para fazer isto e também ainda não é tão grande para fez aquilo.
Pequeno para isto: Dirigir carros e motos – “fazer sexo” – beber – trabalhar fora de casa – viajar sozinho – boates – casar – votar – pegar ondas grandes – morar sozinho - ser independente – usar salto alto – ter cartão de credito.
Grande para isto: Brincar como criança – brigar com o irmão mais novo – depender dos pais para ir a todos os lugares – ver desenhos animados – brincar-nos parquinhos – medo do bicho-papão – medo do escuro – correr atrás de bichos – ficar cantando na rua – ouvir histórias na hora de dormir – brincar de bonecas e carrinhos – não cumprir o que promete – falar junto com os outros – dormir na cama dos pais – pular na cama – chorar á toa – não ter horário – não assumir os próprios erros – não ser responsável – não arrumar o próprio quarto – não saber o que é certo e o que é errado.

6 perguntas sobre absorvente.



6 perguntas sobre absorvente

Absorvente interno tira a virgindade?
Depende do tipo de hímen. O mais comum tem um orifício central que permite a passagem de absorventes pequenos sem o risco de rompimento. Para saber se o seu hímen corre algum risco, consulte o ginecologista.

O tamanho do absorvente tem a ver com o da vagina?
O tamanho, na verdade, tem a ver com o fluxo: quanto mais intenso, maior o absorvente. Mas a adolescente virgem ou a que está começando a usar deve optar pelo tamanho menor.

É preciso trocar de quanto em quanto tempo?
A cada três ou quatro horas, para evitar que o sangue fique estagnado e haja o risco de infecções. Por isso não durma com absorvente interno.

E os absorventes externos, quantos devo usar por dia?
O ideal é trocá-lo de três a quatro vezes ao dia, mesmo nos dias de fluxo menos intenso. Se for preciso trocá-los mais de seis vezes, vale a pena procurar um ginecologista.

O que acontece se alguém esquece um absorvente interno na vagina?
Bactérias vão se reproduzir enlouquecida mente na região. O primeiro sinal é um cheiro ruim. Em seguida, dores e febre. Sinais de que é hora de procurar um médico.

E se o fiozinho ficar preso?
Lave as mãos e, com calma, introduza o polegar e o indicador na vagina e tente puxá-lo. Se não der certo, procure a ajuda de um médico.

10 perguntas sobre menstruação


10 perguntas sobre menstruação
Vou parar de crescer depois de menstruar? Só eu fico pirada na TPM? Aprenda a lidar com as mudanças do corpo e do humor na menstruação seguindo as orientações das ginecologistas Junia Dias de Lima, Mara Diêgoli e Beatriz Paraguai.

1. Até que idade é normal ficar sem menstruar?
A primeira menstruação acontece em geral entre 11 e 13 anos. Isso não significa que, se você ainda não mênstruo, tenha algum problema. Para os médicos, dá para esperar pela primeira menstruação até os 16 anos.

2. Tem menina que não consegue menstruar?
Um tipo incomum de hímen (que não dá vazão à menstruação) pode retardar a chegada da menstruação. Neste caso, é necessária uma cirurgia – pequena e indolor. Mas essa é uma situação muito rara.

3. O corpo pára de crescer com a primeira menstruação?
Não. A garota ainda cresce cerca de Quatro centímetros, além de desenvolver o corpo como um todo.

4. O crescimento dos seios tem a ver com a menstruação?
Tem a ver com a genética. Mas o crescimento acelera com a proximidade da chegada menstruação. Por volta dos nove anos de idade os hormônios passam a agir, aos 10 ou 11 anos os seios começam a aparecer e a marcar a camiseta. Eles podem crescer até os 16 anos, independentemente da idade em que você mênstruo pela primeira vez.

5. Por que umas têm muito fluxo e outras não?
Isso faz parte do organismo de cada pessoa. Mas, em caso de dúvida, um médico pode apontar alguma outra causa para um fluxo intenso-como a presença de um cisto, por exemplo.

6. Quantos dias duram a menstruação?
Na maior parte das meninas, de três a cinco dias, em média. Mas pode durar até oito dias, dependendo da garota.

7. É normal a menstruação atrasar muito?
Só nos dois primeiros anos. Até que se estabilize o ciclo, é possível ficar até 12 meses sem menstruar. Mas atraso também pode ser indício de gravidez ou de algum problema hormonal.

8. Quantos dias têm um ciclo menstrual normal?
Entre 28 e 30 dias, podendo variar entre 21 e 40 dias, dependendo de cada pessoa. Para saber se o seu é regular, conte os dias entre o primeiro dia de uma menstruação e o de outra. Anote sempre e veja se a contagem entre uma e outra se mantém ao longo de pelo menos seis meses.

9. Tomar anticoncepcional regula a menstruação?
Sim. Mas cada caso é um caso e só o médico sabe o que é ideal para você.

10. Tem algum problema transar menstruada?
Nenhum, mas não deixe de usar camisinha, para evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Órgãos genitais masculinos

O homem e a mulher têm órgãos sexuais internos e externos com formação e funções diferentes. Os órgãos externos do homem são o pênis e o escroto, também chamado de “saco”, e os internos são os testículos, canal deferente, vesícula seminal e a próstata.

O pênis: É por ele que sai o esperma ou sêmen, na hora da ejaculação e também por onde sai à urina (xixi). Só que o corpo urina e o sêmen não saem ao mesmo tempo. O corpo sabe a hora em que o homem quer fazer xixi ou que vai ejacular.

O escroto - ou bolsa escrotal (saco): São duas bolsas que guardam os testículos.

Testículos: São duas bolsas que se parece com um ovo pequeno e que produzem os
espermatozóides.

Vesículas seminais e próstata: São glândulas que produzem um líquido que, junto com os espermatozóides, formam o sêmen. Esse líquido, produzido por elas, vai alimentar e ajudar os espermatozóides a se locomoverem até o seu encontro com o óvulo.

Fonte: Coleçao Sexo Sexualidade



Órgãos genitais femininos

Os órgãos externos da mulher são a vulva, clitóris, e a entrada da vagina. Mesmo sendo externos não aparecem como os do homem. Ficam escondidos. Para que uma menina possa ver seus próprios órgãos, terá que velos através do espelho. Os internos são a vagina, útero, trompas e ovário.

A vulva: É formada pelos pequenos e grandes lábios, clitóris e por mais dois. Buraquinhos a uretra e a entrada da vagina. A vulva é coberta por pelos.

Pequenos e Grandes Lábios: É uma camada de pele que protege o clitóris, a uretra e a entrada da vagina.

O Clitóris: É um órgão muito pequeno e sensível que , quando tocado, dá uma sensação gostosa.

A Uretra:É um buraquinho pequeno por onde sai o xixi. A Entrada da Vagina: É um buraquinho maior onde começa a vagina.

A Vagina: É um canal que liga a vulva até o útero. Ela tem três funções: é onde o pênis fica na hora da relação sexual ou coito, por onde sai a menstruação e por onde passa o bebê na hora do parto normal.

O Útero:É onde o bebê fica durante a gravidez. Tanto a vagina como o útero são formados por músculos. Por isso, podem aumentar e diminuir de tamanho.

Trompas: É o canal por onde o óvulo passa para se encontrar com o espermatozóide.

Ovário: É o órgão que guarda os óvulos.

Fonte: Coleçao Sexo e Sexualidade

Gravidez na adolescência

http://picasaweb.google.com.br/leonni.vox/TirinhasSuperEddy/photo#5067881103230939634






http://picasaweb.google.com.br/leonni.vox/TirinhasSuperEddy/photo#5067881829080413122











A gravidez na adolescência, muitas vezes é impensável, não programada e alem de tudo não deixa de ser uma atitude inconseqüente. E muitas vezes levam ao aborto. No nosso blog você Vera algumas dicas sobre esse assunto, o sexo. Os métodos anticoncepcionais são alguns deles.









Fonte: Um resumo do que o professor falou sobre o assunto e os conhecimentos do grupo.