sexta-feira, 28 de março de 2008

DST's



As relações sexuais podem resultar em doenças. São as doenças sexualmente transmissíveis ( ou DSTs), que podem ser transmitidas de uma pessoa contaminada para uma sã durante uma relação sexual. Nós iremos explicar as principais DSTs a seguir:


Aids: A Aids é causada por um grupo de vírus, chamados HIV, que invadem alguns tipos de glóbulos brancos do sangue. Quando a Aids se manifesta, a pessoa fica debilitada e torna-se incapaz de se defender contra infecções, como a pneumonia, a meningite, as infecções intestinais. Cada vez mais fraco, o doente corre risco de morrer. O HIV passa de uma pessoa para outra através de esperma, sangue e secreção vaginal de pessoas contaminadas.


Gonorréia: A gonorréia é uma doença causada por um tipo de bactéria. O homem com gonorréia sente dor e ardência quando urina, e elimina pus pela uretra. A mulher não costuma apresentar sintomas no inicio. Depois pode sentir dor no abdome.


Sífilis: Também causada por um tipo de bateria, a sífilis pode provocar diversos males no organismo. Para que seu avanço seja evitado, é fundamental o tratamento médico adequado. O contagio se dá, principalmente, por relasse cessai. Mas gestantes com sífilis também passam a doença para o bebê.


Hepatite B e C : São doenças causadas por vírus q atacam o fígado da pessoa. Os vírus da hepatite B são transmitidos por meio de relações sexuais, transfusões de sangue contaminado e de mãe para filho através da placenta. Os sintomas da hepatite B incluem icterícia, febre, dores de cabeça, náuseas, vômitos e dores musculares. Os vírus da hepatite C são transmitidos como os vírus da hepatite B. A doença geralmente é assintomática, mas alguns indivíduos podem desenvolver icterícia e ser acometidos por dores de cabeça e de garganta, vômitos e fadiga. O maior perigo é a doença evoluir para cirrose hepática, além do risco de câncer de fígado.


Condiloma genital: A condiloma genital é causada pelo grupo de vírus HPV. Transmitidos por contato sexual íntimo, mesmo sem ocorrência de penetração do pênis, no prepúcio, na vulva, na vagina e no colo do útero.

Fonte: Livro de Ciências: Corpo Humano, feito por Carlos Barros e Wilson Paulino. Editora: Ática

2 comentários:

Unknown disse...

com essa explicaçao da até para virar médico. kkkkkkkkkk
parabens!!!!!

Unknown disse...

essa explicaçao esta ótima.
parabens para voces.