quinta-feira, 27 de março de 2008

Métodos Anticoncepcionais





Os métodos anticoncepcionais são importantes para prevenir a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, gonorréia, hepatite B entre outras que já explicamos. Os principais métodos são:

Tabelinha: A tabelinha é considerada um método arriscado. Alguns casais usam o ciclo menstrual como um tipo de calendário para descobrir quando é o período fértil da mulher, assim durante esse tempo o casal não pode ter relações sexuais caso queira evitar uma gravidez.

Camisinha masculina: A camisinha é um dos métodos mais utilizados e mais apoiados na atualidade. A camisinha é um revestimento de borracha, muito fino, que cobre o pênis e prende o sêmen ejaculado, impedindo que os espermatozóides cheguem até a vagina da mulher.







Camisinha feminina: A camisinha feminina é um método anticoncepcional que foi lançado recentemente no Brasil e já esta a venda nas farmácias, a camisinha feminina é um tubo de plástico, maior e mais largo que o preservativo masculino, deve ser introduzido na vagina.

Pílula: A pílula anticoncepcional é um dos melhores métodos para se evitar uma gravidez indesejada. A pílula funciona através da ingestão diária de uma pequena quantidade dos hormônios que são produzidos nos ovários. Esta ingestão diária de hormônios, iguais aos que você normalmente tem (estrógeno e a progesterona) impede a ovulação e, portanto, impede a gravidez.



DIU (dispositivo intra-uterino): O DIU trata-se de uma peça de plástico coberta de cobre, que é colocada pelo médico dentro do útero. Essa peça impede que o espermatozóide chegue ao óvulo e o fecunde.



Vasectomia: A vasectomia é a ligadura dos canais deferentes no homem. Ela corta apenas o canal que leva os espermatozóides do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma masculino. Continua a haver ejaculação normal, apenas, agora, sem espermatozóides. Assim sem o esperma.



Ligadura de trompas: A ligadura de trompas é feita na mulher que não deseja mais ter filhos. A ligadura de trompas caracteriza-se pelo corte e/ou ligamento cirúrgico das trompas de falópio, que fazem o caminho dos ovários até o útero, as trompas impedem a passagem do óvulo e os espermatozóides não o encontram, não havendo fecundação.


Fonte: Livro de Ciências: Corpo Humano, feito por Carlos Barros e Wilson Paulino. Editora: Ática

3 comentários:

Unknown disse...

oi zé neto achei ótimo o seu blog
parabens "irmao"!

Unknown disse...

continuem assim que vcs chegarao a "perfeiçao".
beijoo amei saber como me previnir.♥

Unknown disse...

Béh o seu blog fico muito bom , gostei mesmo
continue assim!