quinta-feira, 3 de abril de 2008

O que é puberdade?!

A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, é neste período que o corpo torna-se maduro e os “adolescentes” ficam capacitados para gerar filhos. Ela não deve ser confundida com sinônimo de adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência.

Quais são as mudanças?!

Nesta fase, são observadas mudanças tais como: crescimento de pêlos pubianos, crescimento dos testículos e aparecimento das mamas. O início da puberdade é variável de pessoa para pessoa, para o sexo feminino é entre os nove e treze anos de idade e para o sexo masculino entre 10 e 14 anos. Este processo pode ser observado nos diferentes setores dos organismos, alguns mais evidentes do que em outros, como o aumento do peso, da altura e da maturação sexual.

Puberdade atrasada!!

A puberdade atrasada é a ausência de qualquer característica sexual em meninas com mais de 13 anos de idade e meninos com mais de 14 anos. Nestes casos alguns especialistas aconselham procurar um profissional adequado para acompanhar os casos.

Puberdade precoce!!

É quando as características pertencentes às meninas ocorrem antes dos oito anos de idade e nos meninos antes dos nove anos.

Período de Puberdade Masculina

A puberdade nos meninos começa por volta dos 11 ou 12 anos e é caracterizado por um período de intensas mudanças, como o crescimento dos pêlos e pênis e o aumento no tamanho dos testículos.
Nesta fase ocorre a primeira ejaculação, sendo que esta pode ocorrer durante o sono ou até mesmo resultante da masturbação, acontecem também a ereção espontânea, sem que o pênis seja estimulado ou mesmo tocado. As principais características das mudanças são: - surgimento de pêlos no púbis, nas axilas e no peito; - aumento dos testículos e do pênis; - crescimento da barba; - voz grossa; - ombros mais largos; - aumento da massa muscular; - início da produção de espermatozóides; - aumento de peso e estatura.

Período de Puberdade Feminina

A puberdade nas meninas começa por volta dos 9 ou 10 anos e é caracterizada pela primeira menstruação, no desenvolvimento dos órgãos genitais e da mamas. A primeira menstruação ocorre por volta dos 12 anos, podendo acontecer antes, pois depende de fatores genéticos, raciais, nutricionais e outros. As principais características são: - alargamento dos ossos da bacia; - início do ciclo menstrual; - surgimento de pêlos no púbis e nas axilas; - depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas; - desenvolvimento das mamas. A puberdade também mexe com o emocional dos adolescentes, em seu comportamento, principalmente em seu desejo sexual.

Fonte: http://www.brasilescola.com/sexualidade/puberdade.htm

3 comentários:

Anônimo disse...

amei o blog de vcs
100% original e muito bem porganizado.

Anônimo disse...

um dia me mandaram um recado me disendo esse povo tem futuro e tem mesmo viuy...
parabens ao grupo aos 13.

Anônimo disse...

tudo que tenho a dizer é parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!